O artigo “Service process analysis using process engineering and the theory of constraints thinking process”, de autoria dos professores Daniel Lacerda, Luis Henrique Rodrigues e Ricardo Cassel, foi eleito como Outstanding Paper Award Winner pelo Emerald Literati Networks Awards for Excellence 2011. Trata-se de um prêmio que elege o melhor artigo publicado em um periódico científico internacional no ano. O texto foi publicado originalmente no Business Process Management Journal em 2010 e, com o reconhecimento, tornou-se referência para a submissão de trabalhos de outros autores. Os autores integram o grupo de pesquisa GMAP (Modelagem para Aprendizagem) e fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Unisinos.
O trabalho premiado recebeu destaque entre os 50 artigos desenvolvidos nos últimos 12 meses, que participaram da avaliação. "Uma premiação dessas representa o ambiente qualificado que temos fomentado e desenvolvido no PPG em Engenharia de Produção e Sistemas. São várias ações, desde convênios com a Lancaster University (UK) e a University of Louisville (EUA) até o recebimento de alunos da Inglaterra para estágo. Enfim, é assim que os objetivos estratégicos de excelência acadêmica, internacionalização e a boa parceria com as empresas se desdobram no mundo real pela construção conjunta da comunidade acadêmica", comemorou o professor Ricardo Cassel. Vale destacar que o texto ficará disponível, também, aos que não têm acesso às bases de dados de trabalhos científicos.
O artigo é inovador porque procura trazer duas discussões para o ambiente das empresas: os processos e as restrições. "Por um lado, processos são importantes, pois representam como as empresas desenvolvem suas atividades de maneira lógica e estruturada. Por outro lado, as restrições determinam as limitações para o crescimento dos sistemas, em geral, e das empresas, em particular", contou o professor Daniel Lacerda.
O professor Luis Henrique Rodrigues argumenta que diversos objetivos da universidade foram materializados com esse reconhecimento. “Primeiro, trata-se de um artigo que é resultado de vários anos de parceria do GMAP | UNISINOS com as empresas. Segundo, trata-se da boa internacionalização, ou seja, se trata de ampla divulgação do conhecimento produzido no Brasil, em geral, e na Unisinos, em particular. Terceiro, trata-se do reconhecimento da produção científica qualificada do PPG”, contou.
A Emerald, uma das mais renomadas editoras acadêmicas, responsável por mais de 700 publicações científicas e profissionais, seleciona e premia todos os anos, o melhor artigo publicado em seus periódicos. Neste ano, a premiação acontecerá em São Paulo, no dia 25/7 e contará com a presença do vice-presidente da Emerald para as Américas, David Butler.
Informações sobre o Outstanding Paper Award podem ser obtidas em www.emeralinsight.com/literati.