.Universidade

20/12/2013 · 17:59
Retrospectiva 2013
Confira o que foi destaque na Unisinos durante o ano
Tamanho da Letra
Texto: Pâmela Oliveira
Imagens: Rodrigo W. Blum

Estamos em março. O ano acadêmico começa e os alunos retornam à universidade, mas nem tudo está igual em Porto Alegre. Os ambientes de estudo mudaram, foram redecorados. Sete espaços específicos, antes tradicionais, agora são Salas de Aula do Futuro graças à iniciativa da Unisinos em promover a construção coletiva do conhecimento. Arranjos de pintura, adesivagem e mobiliário, somados a novas práticas letivas, conferem dinamismo e interatividade ao ensino – grata surpresa para quem tem um longo ano de produção científica à frente.

Em abril o destaque é internacional: o americano Justin Reeves vem à universidade exibir Girl Rising pela primeira vez no Brasil. O filme causa espanto e inspiração. Mostra como uma menina pode mudar realidades – a sua própria e a da comunidade – desde o momento em que começa a frequentar uma instituição de ensino. Já em junho, partimos para assuntos corporativos. Logo no começo do mês, a Unisinos lança a Escola de Gestão e Negócios em cerimônia que reúne grandes pensadores sobre questões econômicas da atualidade.

Por falar em negócios, chegamos a julho e estamos na Sala do Conselho Universitário, ao lado do embaixador da Coreia do Sul, Koo Bon Woo. A autoridade vem novamente ao país para reforçar a parceria entre as nações e apresentar a Unisinos a empresários coreanos, na esperança de futuras relações comerciais. Quem também visita o campus é o padre Adolfo Nicolás, superior geral da Companhia de Jesus em 2008, que conta como a experiência de morar no Japão o fez olhar as redes da Igreja Católica de forma diferente.


O segundo semestre traz 21 estudantes angolanos a São Leopoldo. Em setembro, os jovens desembarcam em terras brasileiras com a empolgação da viagem e a saudade da despedida; um “até logo” ao continente africano que não é tão logo assim – vai se estender durante toda a graduação. Mas o mês é, majoritariamente, sinônimo de alegria. Um pouco antes de terminar, brinda a Unisinos com outra boa notícia: a universidade acaba de ser reconhecida em duas importantes distinções da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/RS, o Top Cidadania e o Top Ser Humano.

O mês seguinte é época à parte de tantos acontecimentos. Do primeiro microssatélite brasileiro ao lançamento das chaves da HT Micron, a Unisinos está sempre presente. Outubro é tempo de matar a saudade, de rever colegas de 30 anos atrás. Espalhados pelo mundo, os mais de cem arquitetos da turma de 1983 decidem se reencontrar para pôr a conversa em dia – haja tempo para tudo isso.

Na reta final do ano, novembro chega com a novidade do curso de Medicina – mais um passo da universidade na promoção da saúde. Com a graduação aprovada pelo Conselho Universitário, o projeto começa a tomar forma e já desperta o interesse de futuros estudantes. A área jurídica, por sua vez, ganha destaque com o lançamento da Escola de Direito, e o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios vive noite de conquista ao formar sua primeira turma com dupla titulação.

Os últimos dias de 2013 celebram os 25 anos do Programa Esporte Integral (PEI) e a expansão da multinacional SAP. As notícias de dezembro são as melhores: a graduação da Unisinos é a primeira entre as universidades particulares do Brasil, e a instituição mantém a posição de 4ª melhor universidade privada do país. Agora só nos resta dizer: adeus ano velho, feliz ano novo!

Quer relembrar em detalhes o que aconteceu na Unisinos em 2013? Clique aqui e confira o tumblr de retrospectiva da universidade.


Mais Notícias

18/12/2013 · 14:51
Missa de Natal
22/06/2013 · 08:50
Sábado de Vestibular
04/06/2013 · 10:55
SIPAT 2013
16/05/2013 · 09:43
VER-SUS inverno
09/05/2013 · 14:00
Reunião Geral de Formandos
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links