.Universidade

20/12/2013 · 19:02
Cidadão do Ano
Professor Jackson Müller é premiado por suas ações de responsabilidade ambiental, social, econômica e cultural
Tamanho da Letra
Texto: Marina M. Corte
Imagens: Divulgação


A busca por uma sociedade mais sustentável tem sido cada vez mais uma preocupação. Segundo o biólogo e professor da Unisinos Jackson Müller, para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos bens naturais, cada um precisa fazer sua parte. “Nas atividades acadêmicas, busco inserir essa consciência de usar a natureza de forma sustentável e socialmente justa”, destaca.
Foi por essa e outras ações de responsabilidade ambiental, social, econômica e cultural que Müller recebeu, no último dia 10/12, o Prêmio Cidadão do Ano Jornal NH, na categoria sustentabilidade. Para o professor, a premiação é um grande reconhecimento: “Ilustra a compreensão da comunidade de que temos feito um trabalho importante na proteção do meio-ambiente, como na preservação do Rio dos Sinos e na reciclagem de lixo”.
 
Para ele, o biólogo, por compreender melhor as relações entre os componentes da natureza, tem mais responsabilidade de difundir e alertar sobre a importância de proteger o meio-ambiente. “No entanto, essa é uma tarefa que deve ser executada por toda a sociedade”, pondera.
 
O professor, que dá aula nos cursos de Biologia, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da Unisinos, destaca que, segundo a lei número 6684, de 1979, tanto a licenciatura quanto o bacharelado formam biólogos. A primeira, no entanto, abre um campo de atuação diferenciado e importante. “O licenciado pode trabalhar com educação, formar outros profissionais. O magistério tem uma diversidade de oportunidades”, explica.
 
A premiação
 
O Prêmio Cidadão do Ano Jornal NH reconhece personalidades de Novo Hamburgo que se destacam em diversas categorias, além da já citada: solidariedade, empreendedor (serviço, indústria e comércio), educação, saúde, esportes e artes/cultura/lazer.
 
Jackson Müller concorreu com Arno Kayser, Berenice Gehlen Adams, Roberto Naime e Vera Rambo, sendo eleito com 35% dos votos. Müller recebeu o prêmio das mãos do representante da GT Motors, Juliano Smaniotto.
 
Segundo os organizadores, a escolha dos indicados partiu de uma pesquisa com formadores de opinião de Novo Hamburgo. Os nomes apresentados passaram pelo Comitê do Grupo Sinos e integrantes da redação do Jornal NH sendo, por fim, apresentados em um site, onde se deu a votação popular.
 
A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu no auditório do hotel Swan Tower, na noite do dia 10/12. Vencedores e finalistas estiveram reunidos para o ato de reconhecimento e coroamento do trabalho de 45 nomes de expressão da comunidade de NH.

Mais Notícias

16/10/2013 · 10:18
Mutirão Ecológico
20/05/2013 · 09:18
Guia da biologia
19/04/2013 · 17:35
Ciência e sustentabilidade
19/11/2012 · 14:18
Pesquisa na Antártica
08/11/2012 · 14:02
Vivendo na Espanha

Voltar
Rodapé - Links