Nesta quinta-feira (20/10), professores e funcionários foram homenageados pelo tempo de dedicação profissional à Unisinos. A cerimônia, realizada na Galeria Cultural da Biblioteca, teve por objetivo manifestar o reconhecimento e a gratidão da Alta Administração àqueles que, durante 25 e 35 anos, trilharam um longo caminho e contribuíram com o desenvolvimento da própria instituição.
Com a palavra, o diretor de recursos humanos, Vanderlei Langoni de Souza, mencionou o fato de que, em várias ocasiões, muitos acabam perdendo a oportunidade de manifestar o apreço por pessoas queridas, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, e acrescentou: “Em função da natureza educacional e do comprometimento com sua missão, a Unisinos se reveste de um compromisso com todos, sejam alunos, professores ou funcionários”. A seguir, apresentou alguns números da universidade: “Contamos hoje com 2023 colaboradores, dos quais 300 possuem entre 15 e 25 anos de casa, 76 entre 25 e 35, e 26 com mais de 35. Ou seja, cerca de 20% do quadro total tem pelo menos 15 anos de instituição”.
Dando continuidade à cerimônia, professores e funcionários receberam um alfinete de lapela prata ou dourado e um diploma de reconhecimento, além de terem sido brindados pela apresentação da cantora Elisa Machado e do pianista André Carrara, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Para o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, a cerimônia, apesar de singela, é uma forma de traduzir o afeto a todos que, com pequenos gestos, tornam o projeto Unisinos naquilo que é hoje. “À medida que alçamos voo, não nos enchemos de vaidade. Pelo contrário, conservamos um coração sensível à humanidade. Portanto, em nome da Alta Administração e dos jesuítas, muito obrigado!”, parabenizou.
Toda história tem um início
Lá em 1986, Lauro Moreira da Rosa deixou seu emprego para tornar-se funcionário do laboratório de Geologia da Unisinos. O mesmo aconteceu com a professora Rosa Maria Grings, em 1976: “Lecionava em uma escola de Ensino Médio, em Novo Hamburgo, e vim para ensinar duas ou três disciplinas de Matemática. Conforme as coisas foram acontecendo, entrei para o curso de Física e sigo nele até então”, comenta.
Para Jacinto Aloísio Schneider, do IHU, a situação foi um pouco diferente: “Saí do interior procurando um emprego para ter condições de pagar os estudos. Depois que cheguei aqui, muitas portas foram se abrindo. E isso é o melhor de tudo, porque a Unisinos dá chances de crescimento”. Já a docente Vera Regina Ramires, veio para substituir uma professora e acabou ficando: “Tinha um contrato de apenas quatro horas por semana, mas, com todas as oportunidades que encontrei na instituição, passei tanto pela área de ensino, quanto extensão e pesquisa. Hoje, sou coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia”.