.Universidade

22/04/2013 · 10:26
Questões econômicas
Em 19/4 aconteceu mais um Café com Economia, ministrado pelo professor Mariano Matos Macedo
Tamanho da Letra
Texto: Michelli Machado
Imagens: Michelli Machado


Quem abriu o evento foi a coordenadora do curso de Ciências Econômicas , Gisele Spricigo, que destacou a importância de uma integração entre graduação e mestrado, e o Café com Pesquisa como uma oportunidade de unir os alunos. Jonas Herzog estudante do sétimo semestre de Ciências Econômicas participou pela segunda vez do encontro. Para o estudante, o evento oferece uma boa oportunidade para refletir sobre temas atuais da economia.


O coordenador do Mestrado em Economia , Thiago Wickstrom Alves, lembra que o Café com Pesquisa costuma ser mensal e atende aos principais temas debatidos nas duas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação: Inovação e aglomerados produtivos locais e Integração econômica internacional.


Esse mês, o evento debateu a Produtividade da Economia Brasileira. A palestra foi ministrada pelo professor Mariano Matos Macedo, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social e docente da Universidade Federal do Paraná.


O palestrante fez um retrato da produtividade econômica brasileira e apresentou dados da relação de trabalho no Brasil e em outros países. A partir de gráficos, demonstrou que a produtividade de trabalho brasileira é equivalente a ¼ da alemã e da norte-americana. Esses números, segundo Macedo, mostram que em relação ao contexto internacional, o Brasil vem crescendo pouco. “É problemática a produtividade econômica, porque a economia não tem crescido como deveria. Para que a economia cresça é preciso crescer a produtividade de trabalho”, destacou.


Mais Notícias

23/08/2013 · 16:27
Faleceu Padre Armando Marocco
17/04/2013 · 14:55
Café com Economia
10/04/2013 · 15:20
Profissão Economista
17/05/2012 · 14:12
Ideologia e Economia
27/05/2011 · 11:22
Conexões Audiovisuais

Voltar
Rodapé - Links