.Universidade

27/11/2013 · 14:22
Farmácia-escola
Laboratórios de manipulação de medicamentos e cosméticos são inaugurados dentro da universidade
Tamanho da Letra
Texto: Pâmela Oliveira
Imagens: Rodrigo W. Blum

Na tarde de terça-feira, 26 de novembro, a universidade inaugurou a Farmácia-Escola Agafarma Unisinos no campus de São Leopoldo. O projeto – imaginado desde o lançamento do curso, em 2009 – vai possibilitar um espaço de desenvolvimento das atividades de aula em termos de manipulação de cosméticos e medicamentos, além de se configurar como centro de excelência e prestação de serviços em todo o município.


Na ocasião do lançamento, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, destacou a importância do trabalho conjunto com parceiros que agregam valor à atividade-fim da instituição e reafirmou o compromisso da Unisinos em se tornar uma universidade global de pesquisa. O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, confirmou as palavras de padre Marcelo e acrescentou: “A área de Saúde foi a que mais cresceu no último vestibular [realizado em 23 de novembro] e esse fato está diretamente relacionado ao engajamento da Unisinos em trazer diferenciais para os alunos”.

De acordo com a professora Ana Rita Breier, uma das coordenadoras do curso, o ambiente representa um espaço vivencial privilegiado para a prática farmacêutica profissional. Nele, os estudantes têm a oportunidade de estagiar ao lado de responsáveis técnicos da Rede Agafarma e docentes da Unisinos, bem como de participar de projetos de pesquisa e extensão.


A farmácia-escola

Os laboratórios – de controle de qualidade, sólidos, líquidos, homeopatia e semissólidos – ocupam uma área de, aproximadamente, 170m² e seguem os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um dos destaques da farmácia-escola é a possibilidade de individualização da terapia, com ajuste de dose e atenção focada no paciente. “Fora isso, os produtos desenvolvidos aqui apresentam melhor custo-benefício em comparação aos medicamentos e cosméticos do mercado”, disse a professora Ana Rita.

Todos os produtos manipulados na farmácia-escola serão comercializados na Agafarma, no Centro Administrativo do campus.



A experiência

Durante o segundo semestre de 2013, sete alunas realizaram estágio no local. Ingrid Schütz foi uma delas. “No laboratório a gente vê tudo se transformando, por isso esse contato com o preparo é importante”, avalia. Cecília Muller e Ana Carolina Saldanha, formandas da primeira turma do curso, também têm boas impressões da experiência. “O material é de qualidade e sempre temos acompanhamento de profissionais”, conta Cecília. “É tudo novo, principalmente em relação aos cosméticos”, conclui Ana.


Mais Notícias

25/04/2014 · 15:23
Descarte consciente
07/02/2014 · 13:02
Indústria Criativa
07/06/2013 · 16:12
Gestão e Negócios
20/05/2013 · 10:30
Farmácia no Ação Global
02/05/2013 · 11:59
Mais representação
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links