.Universidade

30/04/2014 · 16:50
Casa nova na Serra Gaúcha
Inaugurada ontem (29/04), sede celebra a consolidação da Unisinos na Região
Tamanho da Letra
Texto: Cândida Portolan
Imagens: Rodrigo W. Blum


A noite desta terça-feira, 29 de abril, foi de comemoração em Caxias do Sul. Após cinco anos de atuação na região, foi inaugurada a nova sede da Unisinos Serra Gaúcha, bem no coração da cidade. Sob as badaladas dos sinos da Igreja de São Pelegrino, o momento não marcou somente a inauguração de um novo espaço, mas a celebração do sucesso da parceria entre a universidade e a comunidade serrana.



“Quando surgiu a possibilidade de trazermos a Unisinos para a Serra, tínhamos a certeza de que seríamos recebidos de braços abertos. Nossa resposta para essa acolhida é continuar inovando, reinventando e aperfeiçoando, para oferecer sempre o que há de melhor no âmbito do ensino superior”, declarou Eduardo Costa, coordenador executivo da Unisinos Serra Gaúcha, na abertura da noite.

Para o professor Francisco Antônio Mesquita Zanini, diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada, a necessidade de mudar para uma estrutura mais ampla diz mais que o crescimento no número de alunos inscritos, “é a expansão da Unisinos, do seu relacionamento com a comunidade e a consolidação da confiança recíproca. Hoje, estamos dando um passo firme em direção ao futuro”, afirmou. O pró-reitor de Administração, professor João Zani, natural de Carlos Barbosa, completou, “conhecendo o potencial da região, não tínhamos dúvidas de que a iniciativa prosperaria. Temos, aqui, o exemplo do Brasil que dá certo”.

O “audacioso empreendedorismo regional”, como definiu o reitor padre Marcelo Fernandes de Aquino, é um diferencial que promove o desenvolvimento econômico e social para além das fronteiras da Serra. “Unimos, de forma muito construtiva, o audacioso empreendedorismo local aos projetos de desenvolvimento tecnosocial da universidade. O nosso maior elo é o que melhor somos e o que produzimos: conhecimento”, concluiu.

A cerimônia de inauguração contou, entre outras autoridades, com a presença da irmã Marilucia Bresolin, presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), instituição parceira da Unisinos, que descerrou a placa inaugural com o reitor da universidade.

Aula Inaugural dos MBAs

Na mesma oportunidade, o Teatro São Carlos recebeu a Aula Inaugural dos cursos de MBA, ministrada pela professora Dulce Magalhães, que falou aos alunos sobre “O foco define a sorte”. 

A palestrante destacou o compromisso dos estudantes com o desenvolvimento e pelas melhorias que o país carece. Sem delongas, proferiu, “somos nós as pessoas pelas quais estávamos esperando”.



Na sua fala, Dulce trouxe estratégias para que o foco seja direcionado e redirecionado, sempre que necessário, para conquistar os objetivos. Segundo a palestrante, “mudar o mundo é mudar o olhar”. A educação, nesse sentido, é a propulsora da abertura do pensamento para as infindáveis possibilidades já disponíveis no mundo e oferecidas pela convivência com as pessoas que nos cercam, “a educação é a ponte entre o que eu sei e o que eu quero saber”, encerrou.



Voltar
Rodapé - Links