.Universidade

31/05/2014 · 11:39
Publicidade e era digital
Prova de redação aconteceu pela manhã em São Leopoldo e Porto Alegre. Mais de 3 mil candidatos concorrem às vagas
Tamanho da Letra
Texto: Pâmela Oliveira
Imagens: Aline Spassini

Historicamente, chuva parece sinônimo de dormir e antônimo de estudar. Este sábado com cara de inverno de 31 de maio, contudo, não tem sido visto como impeditivo para quem pretende ingressar no Ensino Superior ainda no próximo semestre. Hoje cedo, mais de 3 mil candidatos do Vestibular 2014/2 venceram a influência das cobertas e chegaram na Unisinos, em São Leopoldo e Porto Alegre, para tentar uma vaga nos 62 cursos presenciais e 13 a distância.

A primeira etapa do vestibular – que durou das 9h30 até as 11h30 – correspondeu à prova de redação. A avaliação consistiu em um texto argumentativo, de tamanho aproximado entre 30 e 35 linhas, sobre um dos seguintes temas: o primeiro, a possível substituição de livros, jornais e revistas impressas pela versão digital; o segundo, a necessidade ou não de se proibir a veiculação de anúncios publicitários voltados às crianças.


O vestibulando Euclides Einhard, 18 anos, de olho em uma vaga na graduação em Direito, escolheu a temática dos livros digitais para dissertar sobre. Coincidentemente, o candidato havia se questionado, ainda nesta semana, a respeito de como a tecnologia caminha no processo evolutivo. “Eu já tinha conhecimento no assunto, por isso, a prova foi fácil”, considera. Euclides, que optou por esse curso depois de ter feito um teste vocacional, tem familiares atuando na área e, em função disso, nutre grandes expectativas pelo resultado da seleção.



Tão empolgada quanto, está a candidata Camila Wittmann, 17, ainda que as provas sejam apenas um ensaio no caso dela. A jovem presta o vestibular como treineira para o curso de Comércio Exterior e diz ter tido argumentos suficientes para garantir uma boa nota na redação. “Escolhi a proposta dos e-books porque é algo mais próximo da minha realidade”, comenta. “Achei bem tranquilo.”

A prova de redação já pode ser consultada aqui. À tarde, das 14h às 18h, ocorre a etapa de questões objetivas. O gabarito estará disponível a partir das 18h, no site www.unisinos.br/vestibular.

Os queridinhos

Entre os cursos mais procurados, no Vale dos Sinos, estão Direito, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Na capital, os mais requisitados são Enfermagem, Jogos Digitais e Administração. Já na modalidade EAD, o título cabe às ofertas de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis.

O candidato ao curso de Direito Guilherme Braga, 23 anos, está certo sobre sua escolha. "Já fiz outro curso, mas sabia que eu não tinha nascido para aquilo. Então, comecei a trabalhar com direito administrativo e do consumidor e descobri que era isso que eu queria fazer: aprender a defender e ensinar as pessoas o que elas precisam saber para se defenderem também", conta.


Mais Notícias

24/04/2014 · 11:06
Televisão e convergência
23/11/2013 · 12:35
Enquanto isso, no campus
25/09/2013 · 13:52
Aplicativos móveis
13/09/2013 · 17:39
Conexão pela cidadania
07/08/2013 · 17:04
Enade 2013
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links