Guardar o sábado é sagrado para os os adventistas. E isso não é diferente nem quando prestam o vestibular. Nove candidatos que congregam na Igreja Adventista do Sétimo Dia chegaram cedo à Unisinos e se reuniram na Sala de Seminários da Biblioteca da universidade para, pela manhã, estudar a Lição de Escola Sabatina e debater sobre os vários tipos de adoração. Depois do almoço, é hora do culto jovem, um momento mais informal, quando discutem e praticam uma atividade que os faz crescer como seres humanos.
Fazer o bem é a ordem do dia para os adventistas. “Buscamos sempre fazer ações positivas, mas aos sábados fazemos o bem de forma mais intensa”, contou Moisés Fernando da Silva, 42 anos, presidente da Agremiação Gaúcha Universitária Adventista (Agua) e líder da juventude adventista da região, que há 14 anos acompanha os jovens vestibulandos da Unisinos e conduz as atividades do sábado sagrado. Se não estivessem aqui, hoje teriam acompanhado um grupo da igreja que separou o dia para doar sangue.
A chuva fina e fria escondia o sol deste sábado. Moises aproveitou para contar a turma que acompanhava os jovens como eles definem o horário do pôr do sol. “O livro da Lição de Escola Sabatina estuda os horários conforme as regiões. Hoje, por exemplo, o pôr-do-sol para nós acontecerá às 17h35min”. E é exatamente nesse horário que eles fazem a oração final e se encaminham para a sala em que farão a prova, no mesmo tempo e com as mesmas questões que todos os vestibulandos tiveram acesso neste dia.
“A tensão desse momento se vai quando começamos as reflexões e as atividades”, confessou Tamie Godoi, 18 anos, candidata a uma vaga do curso de Comércio Exterior. A jovem achou que aqui, trancada em uma sala, teria um dia chato. “Só que está sendo um dia muito bom, seguimos guardando o sábado como minha família me ensinou e só no fim do dia vou pensar na prova”, salientou.