O Vestibular Adicional da Unisinos ocorreu na noite da segunda-feira (21/2). Cerca de 1,4 mil candidatos disputaram vagas em mais de 40 cursos, tanto através da modalidade regular quanto do uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da seleção nos campus de São Leopoldo e Porto Alegre, o processo ocorreu nos polos de educação a distância de Caxias do Sul, Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Joinville e Florianópolis (SC), além de Curitiba (PR).
Composto apenas pela redação, o concurso é uma oportunidade de ingresso ainda no primeiro semestre de 2011. “Candidatos que não puderam ou aguardaram o resultado das universidades federais são os grandes beneficiados, além de estudantes de ensino médio que ainda não tinham concluído o ano letivo. Os números foram positivos. Estamos satisfeitos e reafirmamos a necessidade em realizar este processo”, destacou a gerente de inovação da Unidade de Graduação, Carmen Copetti.
Gabriela Koenig, 18 anos, que disputa uma vaga para Letras no campus São Leopoldo, quer logo ser aprovada no vestibular para começar a estudar. “Tentei a federal e não deu. Não pretendo perder mais um ano aguardando outra prova. Então, o adicional é uma chance de eu entrar no curso ainda este semestre.” Já para Willian Silveira Mello, de 22 anos, candidato ao curso de Engenharia de Energia, o concurso veio em boa hora. “Fui transferido de outro estado para cá e achei ótimo poder começar a estudar. Vou poder me aprimorar.”
A lista de aprovados deve ser publicada em 24/2.